CES – Estimulação Transcraniana por Corrente Alternada

A Estimulação Transcraniana por Corrente Alternada (do original, CES: Cranial Electrotherapy Stimulation) é uma técnica que utiliza baixas correntes de estimulação elétrica (1-4mA) aplicadas no crânio.

CES induz a produção de serotonina, GABA, endorfina e outros neurotransmissores responsáveis pela regulação do humor, sono e dor. Esta técnica está também relacionada com a diminuição de cortisol, um dos hormônios vinculados ao estresse.

CES talvez seja a forma mais antiga de estimulação cerebral não invasiva. Teve início na antiga União Soviética para o tratamento da dor. Vem sendo amplamente utilizada desde 1950 na Europa e 1960 nos EUA.

Desde 1978, tem a aprovação do FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento de depressão, ansiedade, insônia e dor crônica. É um método com eficácia comprovada, quase sem efeitos colaterais e muito simples de ser aplicado.


O Procedimento

273452fisher-wallace-main

Trata-se de um aparelho portátil, operado por baterias, do laboratório americano Fisher Wallace, modelo FW-100. As aplicações de CES podem ser realizadas na clínica ou na casa do próprio paciente. São posicionados dois eletrodos (com esponjas umedecidas) na parte lateral da cabeça, um de cada lado. Durante a estimulação, o paciente pode ler, escrever, estudar, assistir TV, ouvir música, usar computador, falar no celular, lavar louça, entre outras atividades, porém o ideal é que o paciente esteja relaxado.

Cada sessão dura 20 minutos. A intensidade utilizada é determinada pelo médico