Estimulação Elétrica por Corrente Contínua
A Estimulação Elétrica por Corrente Contínua (ETCC) é mundialmente reconhecida pela sigla em inglês “TDCS” (Transcranial Direct Current Stimulation). Ela consiste na aplicação de corrente galvânica de baixa intensidade em locais específicos no couro cabeludo, sendo capaz de gerar mudanças na excitabilidade cerebral. A técnica pode aumentar ou reduzir a atividade cerebral dependendo do local e posicionamento dos eletrodos na cabeça, que por sua vez dependerá da doença do paciente.
Existem diversos estudos que podemos nos fundamentar para indicar TDCS. Mas os mais consistentes se baseiam no tratamento da dor e da depressão. A tabela abaixo exemplifica alguns estudos e a forma de aplicar o estímulo.
LTA: área temporoparietal esquerda;
V1: Córtex Visual;
DLPFC: Córtex Prefrontal Dorsolateral Esquerdo;
M1: Córtex Motor Primário;
D: direito;
E: esquerdo.
Fonte: Schestatsky P. (disponível em http://pedroschestatsky.com.br/index.php/estimulacao-eletrica-transcraniana)
De acordo com a patologia e a intensidade dos sintomas são indicadas entre 10 a 30 sessões, de 20 a 30 minutos de duração. Não existem contraindicações na associação de medicamentos com o tDCS, porém pessoas com implantes metálicos nos locais de aplicação não podem fazer este método terapêutico. Os efeitos colaterais mais comuns são dores de cabeça, tontura e irritação na pele, mas todos leves e transitórios.
Algumas matérias foram divulgadas sobre o TDCS explicando a sua importância nas pesquisas como por exemplo na fissura por crack.
O futuro da Estimulação por Corrente Contínua
Estimulação Transcraniana é realmente uma ferramenta terapêutica promissora. Estudantes de engenharia biomédica da Universidade Johns Hopkins criaram um dispositivo de estimulação elétrica por corrente contínua para o tratamento da doença de Parkinson.
O tratamento ainda é considerado experimental, mas tem atraído muita atenção, pois não requer cirurgia e é barato, seguro e relativamente fácil de administrar, sem quaisquer efeitos colaterais.