Termografia Infravermelha

Termografia é um exame complementar onde consegue-se registrar graficamente a temperatura da superfície corporal utilizando-se uma câmera infravermelha computadorizada.

O aparelho detecta a radiação infravermelha (calor) naturalmente emitida pelo corpo, podendo refletir uma fisiologia normal ou anormal. Uma cor é atribuída baseada na temperatura registrada naquela parte da pele.

O exame não apresenta riscos, é econômico, altamente preciso e as imagens saem quase instantaneamente. Isto faz da termografia infravermelha uma ferramenta muito útil para o médico na hora de diagnosticar, tratar e fazer prognósticos. É 100% seguro. Não envolve radiação. Não tem dor. Não é invasiva.

Termo

Como qualquer modalidade de exame complementar, a termografia é utilizada junto com outras ferramentas diagnósticas e não sozinha. É altamente recomendada na prevenção de doenças.

Assimetrias térmicas indicam anormalidades fisiológicas. O exame é fisiológico, ou seja, avalia padrões térmicos sugestivos de anormalidades. Mudanças térmicas da superfície corporal modificam nos casos de doenças e anormalidades funcionais e estruturais. Uma vez encontrados padrões térmicos anormais é indispensável prosseguir a correlação com evolução médica.